segunda-feira, maio 28, 2007

Hérnia Discal L5-S1

Olá a todos aqueles que por aqui costumam passar… como disse no “post” anterior fui submetido a uma operação cirúrgica a uma “senhora” hérnia discal lombal, que já me atormentava há alguns anos. E aqueles que também a têm, a melhor coisa é sem a dúvida a cirúrgia, hoje em dia é uma coisa muito banal. Fui operado por volta das 18H00 e no dia seguinte às 14H00 já tinha alta hospitalar, saindo do mesmo pelo meu próprio pé (claro sem fazer esforços e manter uma postura sempre correcta). O pós operatório até agora está a correr bem, um dia destes vou ser observado pelo médico e vamos ver o que diz…

Mas afinal o que é uma hérnia discal?

Hérnia discal é a herniação do núcleo pulposo através do anel fibroso, constituindo-se como uma das principais causas de dor lombar. O uso normal ou esforçado pode levar o disco a inchar ou à ruptura (hérnia). Quando ocorre a hérnia, partes do disco podem sair da sua posição normal entre as vértebras. A dor surge quando um fragmento do disco com hérnia exerce pressão sobre um nervo adjacente.

A palavra hérnia significa deslocamento de algo para fora de seu lugar, na hérnia de disco o que ocorre é um deslocamento do núcleo, a parte interna do disco intervertebral, através de uma ruptura anel, a parte externa, que funciona como capa do disco. Isso pode ser comparado ao que acontece quando a capa de uma almofada se rasga e parte da espuma do recheio sai. Geralmente o fragmento de núcleo que escapa de dentro do disco comprime uma das raízes do nervo ciático, provocando dor forte numa das pernas, o sintoma conhecido como dor ciática. Na maioria dos casos a hérnia de disco pode ser tratada com medicações para reduzir a dor e a inflamação do nervo, repouso relativo e fisioterapia. A cirurgia esta indicada nos casos em que não há melhora com o tratamento, ou quando o sofrimento da raiz nervosa é muito intenso.

Locations of visitors to this page

Publicado por jorieos em 09:50:58
Comentários

19 Responses to “Hérnia Discal L5-S1”

  1. joao disse:

    Olá!

    Eu também tenho uma hérnia discal L5-S1 e gostava de saber como correu a cirurgia e como se sente agora. Já consegue fazer todas as actividades? Desporto? E dores?

    Cumprimentos e muita saúde,

    João

  2. jorieos disse:

    Como já havia referido no meu “post”, a cirurgia correu muito bem, hoje em dia também já se tornou uma coisa banal, se não fosse a pequena cicatriz que tenho ao fundo das costas, nem parecia que tinha sido operado. Também depende do médico e do local onde é a feita cirurgia. O meu médico foi o Dr. Cunha e Sá do Hospital da Cuf Infante Santo em Lisboa. Saí do Hospital no dia seguinte e durante as três primeiras semanas, tive que ter um pouco de cuidado, mas fazia uma vida normal. Ao fim das três semanas voltei ao trabalho normalmente. Sempre pratiquei um pouco de desporto amador, como andar de bicicleta, jogar ténis e jogar futebol, mas agora mais a sério e recomendado pelo médico, pratico natação, na modalidade crawl e costas. Até agora não tenho tido aquelas dores que tinha, apesar de vez em quando sentir uma pequena dor, mas também é derivado às posições que tomo, quando estou sentado, ou quando estou muito tempo em pé. Se o seu médico o aconselhar a ser operado não hesite, aquilo não custa nada, depois tem que se dedicar pelos menos duas vezes por semana dar umas braçadas numa piscina e vai ver que se sente muito melhor em todos os aspectos.
    Espero que tenha ficado esclarecido…Um abraço
    Não deixe de visitar o meu blog e não hesite em fazer um comentário.

  3. Anônimo disse:

    Boa noite, tenho 31 anos e chamo-me Augusto e também tenho uma hérnia discal L5-S1 que me obriga a estar com a perna imovel e dormente, só saiu da cama para ir á casa de banho e muito pouco aqui á net.Gosta que me informa-se por gentileza o tamanho da cicatriz e um valor aproximado do custo da operação. Visto ter amanha consulta no hospital de portimao e saber quer vou ser proposto para consulta com urgençia para o hospital de faro devido a portimao nao ter neurocirurgia,sabe-me dizer quanto tempo pode demorar a operação com caracter de urgençia?

    Melhores cumprimentos

    Augusto Gomes

    AUGUSTOMTGOMES@NETCABO.PT

  4. jorieos disse:

    Caro Augusto, só agora vi o seu comentário, no entanto espero que a minha resposta ainda vá a tempo da sua consulta. A cirurgia à hérnia discal não custa nada, você só fica uma noite internado sob medicação e no dia seguinte depois de ter alta, sai do hospital pelos seus próprios pés, terá que ter repouso durante um período de tempo e depois terá mesmo que fazer natação, a dormência da perna vai demorar um pouco a passar, mas passa. Enquanto ao ser operado de carácter urgente depende da situação e do médico, mas se for de carácter urgente, melhor para si que fica já despachado e sem essa dor que o atormenta. O preço, depende do local onde é operado, do médico e do regime em que se encontra o paciente (ADSE, CGD, etc.). Se não tiver abrangido por nenhum regime de saúde, ou seguro, não sei como é, mas penso que no hospital público também comparticipa a cirurgia. A minha cirurgia só da minha parte ficou em € 450,00. Um abraço e as melhoras… Não deixe de visitar o meu blog e deixar o seu comentário. Depois conte como foi.

  5. celsocabral disse:

    amigo eu tambem tenho 1 hernia l5-s1 e ñ percebo nada gostaria d saber. foi me diagnosticado em 2006 fevereiro neste momento faz 2 anos 2/2008 faz dois anos estiou de baixa é a segunda vez k me da dores fortes vou ao medico faz me uns testes assim simples diz ta bom os medicamentos k medicaram nas urgencias ta bom foi um esfoço fez e normal pode ir pra casa é normal. resumindo quando é k se tem d operar? amigo obrigado e desejo te felicidades

  6. Anônimo disse:

    eu tb fui operado a uma hernia discal l5-s1 no infante santo mas pelo Prof. Lobo Antunes e ainda tenho dores e ardor na perna e fui operado em dezembro de 2007 … isto n me parece normal pois ja passaram 3 meses…

  7. Anônimo disse:

    E a fisioterapia vale mesmo a pena?
    Tenho uma hernia discal L4-L5.
    Tenho fisioterapia há poucos dias!
    A massagem alivia. Quero evitar a cirurgia.
    Obrigado ;)
    SM

  8. Conceição Melo disse:

    Olá, sou Conceição Melo, tenho 42 anos, vivo em S. Miguel-Açores. Foi-me diagnosticada uma hérnia dical L5-S1, em Janeiro deste ano, decidi fazer a cirurgia no Hospital da Luz, pelo Dr. Cunha e Sá. O intenamento foi de 24 horas, saí pelo meu pé, sem dor. Só tem 15 dias e continuo sem dor, o que ainda não desapareceu por completo foi o formigueiro e uma ligeira dormência. Sei que tenho que ter um pouco de paciência e ir fazendo a vida normal conforme vou podendo. Tenho consciência que é muito cedo para tirar conclusões, mas aconselho a quem dores constantes e após indicação do médico especialista que a cirurgia é o único meio para a cura, não se deve esperar muito para a fazer.
    Boa sorte para todos.
    POR FAVOR ESCOLHAM UM BOM MÉDICO!

  9. Anônimo disse:

    Olá . Boa noite . Tive um problema recentemente em outubro de hernia de disco. O resultado da ressonancia foi:Olá doutor e amigo. Tive um problema de coluna recentemente . O resultado da minha ressonância foi o seguinte : Corpos vertebrais alinhados e com características de sinal normais. Perdículos e lâminas íntegros. Articulações interapofisárias sem alterações significativas. Discreto espessamento dos ligamentos amarelos em l4-l5 e l5-s1. Redução do sinal em t2 e da altura dos discos de d l4-l5, identando a face ventral do saco dural, obliterando o recesso lateral correspondente e fazendo contato com a raiz neural de S1 deste lado.
    As alterações degenerativas espondilodiscais descritas, determinam redução relativa amplitude do canal raquiano em l4-l5 e l5-s1.
    Cone medular tópico e com sinal preservado.
    Já estou fazendo o tratamento com rpg, e não sinto mais dores. O único problema é que ainda sinto um formigamento embaixo do meu pé direito. O senhor aconselha operar, ou esperar mais ?
    Obrigado. Meu nome é Luciano, meu e-mail lucianorj81@hotmail.com e que deus te abencoe.
    Me de uma resposta por favor preciso de uma resposta.

  10. joaquim manuel da silva disse:

    joaquim silva 2008/05/29
    olá.fui operado a uma hernia l5 S1,NO DIA 3 DE MAIO A OPERAÇÃO CORREU BEM ATÉ Á DATA,SÓ QUE FIQUEI COM UM PAPO NO SÍTIO ONDE LEVEI OS PONTOS« AGRAFOS« SERA NORMAL,GOSTARIA DE UMA OPINIÃO POIS SÓ TENHO CONSULTA NO HOSPITAL DE SÃO JOÃO NO PORTO DIA 2008/06/23 ESPERO VOSSA OPINIÃO,UM ABRAÇO

  11. Anônimo disse:

    Joaquim Silva! Esse papo de que você fala e que tem no sítio dos pontos não deverá ser nornal, poderá ser uma infecção, por isso recomendo consultar o médico o mais breve possível.

  12. Anônimo disse:

    amigo, também me aconteceu o mesmo.

    por favor adiciona me para falarmos: joao_pedro_seara@hotmail.com

  13. Ricardo disse:

    Posso-vos perguntar se o DR. Cunha e Sá foi recomendado por alguèm ou calhou ser ele? O Lobo Antunes não é considerado o melhor neurocirurgião do pais? Não sabia é que ele operava á coluna, é que eu tenho de ser operado e ainda estou indeciso. Cumprimentos e saúde para todos

  14. Anônimo disse:

    Olá boa tarde,

    Ontem de manha a levantar um vidro, senti uma dor muito forte nas costas e após ter chegado a casa deitei-me um pouco e agora não me consigo levantar. chamei um médico que após me observar conclui que se trata de uma hernia discal. o que me deixa intrigado pelo que já li em vários sites é o facto de nunca ter sentido algo até ontem e de nunca ter sentido qualquer tipo de dor ou formigueiro nos membros inferiores.

    cumprimentos,
    Rui Ferreira

  15. Anônimo disse:

    Eu acho que tenho uma hernia discal na L5eS1. Fui hoje levantar o relatário de um tac que fiz, que tem termos muito tecnicos como:o disco apresenta-se proeminente em topografia por um lado difusa intra-canalar, por outro lado focal antero-lateral esquerda recessoal. Este aspecto contacta a raiz S1 esquerda, proporcionando-se à correlaçao clinica pelo seu respectivo território – proeminência transligamentar provavelmente.Discreta artrose interfacetária. O que me aconselha?
    Já estou a ser observada por um ortopedista Dr.Bernardino Costa.

  16. Silvio disse:

    OLÁ AMIGO JORIEOS !!!
    Tenho 31anos e foi diagnosticado em uma Res.Mag. uma Hérnia Discal L5-S1, sua operação foi bem sucedida mais como se sente agora ? foi uma cura de 100% ? vc toma alguma medicação ?
    abraço e muita saúde,,,,,,
    meu e-mail: silviopatussi@hotmail.com

  17. Anônimo disse:

    para mim a operaçao foi um alivio ja nao aguentava mais a dor !!! perdi sensibilidade em 50% da perna esquerda mas disseram-me que vai voltar por isso tenho de ter calma um conselho para quem vai ser operado a l5 s1 comprem um elevador de sanita acreditem que vai ser essensial!!! bjs as melhoras a todos

  18. Anônimo disse:

    ola
    desde 1999 que tenho muitas lombalgias…trabalho com criancas num infantario…mas ok…a medica dizia que nao era muito bom mas que ja sabiamos o k eu tinha….ao longo destes anos fui tendo sempre muitas lombalgias mas o espaco entre elas de ha 1 ano para ca foi diminuindo e fui tendo muito mais…
    ate agora dia 6 marco em que tive outra e dirigindo-me as urgencias o diagnostico foi o mesmo e a medicacao a mesma, voltaren injectavel e vai para casa com relmus e voltaren…
    pois…mas aconteceu algo diferente e para mim novo…
    a dor passou mas eu tinha a nadega esquerda muito dormente, o k nao era normal para mim , mas pensei k fosse da injectavel….
    ao fim de 4 dias assim dormente uma dor forte e um ardor do lado esquerdo…ok…nunca tinha tido akilo entao pa mim passou a nao ser normal…
    fui novamente ao hospital…o mesmo tratamento..
    incrivel!!!!!a dor nao passava e aquele ardor horrivel…a dor na perna so de vez em quando…mas era uma dor ao fundo das costas e na nadega esquerda lacinante,,
    marquei uma consulta de urgencia num ortopedista pk nao aguentava a dor…
    fiz ressonancia…..resultado??
    presenca de abaulamento discal circunferencial em L4-L5. pequena hernia discal mediana L5-S1
    o medico me deu 2 semanas com medicacao, ADALGUR E EXXIV, pa ver se a dor passa e se nao passar entao podemos pensar em operar..
    o k pergunto e: tou a fazer a 2 semana de medicacao e depois ainda vou fazer mais uma, porque a 1 semana com a medicacao ainda nao sabiamos o resultado da ressonancia, so depois de 27 marco quando soubemos o k era o medico disse mais 2 semanas…mas ok, nao tou piuor…mas a dor continua ca, o ardor, ja nao tao forte, mas ainda ca mora , e as x vem uma senhora guinada
    nao sinto nada dormente, somente as x a perna parece que vai ficar adormecida mas eu mexo e ai passa….
    axa k a cirurgia ta indicada?
    e se a dor passar com medicacao e sinal k nao tenho mais hernia??
    e o k significa o abaulamento em L4-L5??
    obrigada
    meu mail e :ana007fonseca@hotmail.com
    me mande uma resposta pf
    td de bom

  19. Anônimo disse:

    Tou exactamente na mesma situação…
    Lombalgias, lombalgias…. e fui agora buscar o resultado do TAC e confirma-se hernia discal l5-S1, protusa centro-lateral direita.
    Ainda estou a digerir a noticia triste… Nem sei o que fazer. Se calhar vou hoje ao médico porque esta historia do voltaren e relmus já cansa. Tenho o traseiro sempre inchado das injecções.
    Ze.scolta@gmail.com
    Cumprimentos e as melhoras ao pessoal todo.